sábado, 16 de março de 2013

REGULAMENTO PONTE (GRADUAÇÃO)



                                                           REGULAMENTO da
 1º Olimpíada Multidisciplinar de Engenharia Ponte de Palito de Picolé 2013(GRADUAÇÃO)







1) OBJETIVO

A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando palitos de picolé e cola, conforme especificado no regulamento do concurso. A ponte deve ser capaz de vencer um vão livre de 100 cm, com peso máximo de 800 g( 6.3 )*. A construção da ponte deverá ser precedida da análise estrutural de algumas opções possíveis de tipos de pontes e do projeto detalhado da ponte escolhida, e a estimativa da carga de colapso.

2) PARTICIPAÇÃO
2.1 – Pode constituir uma equipe qualquer estudante de arquitetura, engenharia ou tecnologia, de qualquer Período, desde que matriculado em sua devida instituição.
2.2 – Limitação quanto ao número de participantes em cada equipe de máximo de 4 componentes.
2.3 – Não será permitida a participação de qualquer membro em mais de uma equipe.
2.4 –Obrigatoriamente um integrante da equipe participante ,deverá ser responsável pela equipe. Ele será responsável em assegurar a conformidade da equipe com as regras estabelecidas no presente regulamento e deve assinar o Termo de Responsabilidade (anexo 1) para participação na competição. O Termo de Responsabilidade deve ser entregue junto ao Relatório Técnico (anexo 2) e, a não observação a qualquer item relacionado neste regulamento, consiste em critério de desclassificação da equipe participante, independente do resultado alcançado durante a competição.



3) INSCRIÇÃO DAS EQUIPES E ENTREGA DAS PONTES
3.1 - As inscrições deverão ser realizadas previamente pelo  site www.ucp.br  ou diretamente no laboratório, até o dia  16 de setembro de 2013. O modelo de Ficha de Inscrição encontra-se no Anexo.
3.2 - Somente serão aceitos os aparatos que estiverem em conformidade com os itens 4.1 e 4.2 deste regulamento.
3.3 - No ato da entrega da Ponte, que ocorrerá no dia 20 de setembro  até as 18:00 horas, será fornecida a cada equipe participante uma ficha de confirmação da participação no evento.
3.4 - Não será ensaiado Ponte encaminhado por terceiros.

4) CONFECÇÃO DA PONTE

4.1 DISPOSIÇÕES GERAIS
4.1.1 - Cada grupo poderá participar com apenas uma ponte .
4.1.2 - Os equipamentos, utensílios e material necessários para a construção devem ser providenciados pelas equipes.
4.1.3 - Os palitos devem ter aproximadamente (11,5 cm de comprimento e 0,84 cm de largura)
4.1.4 – Só será permitido o uso de cordoalhas do tipo " linha 10 " ,qualquer outros tipo de linha será considerado fora do regulamento e aponte ser excluída da competição.
4.2 DIMENSÕES E CARACTERÍSTICAS DA PONTE
4.2.1 -  A ponte deverá ser capaz de vencer um vão livre de 100 cm e comprimento total de 120 cm, estando apoiada livremente nas suas extremidades. Um esquema da ponte é mostrado na Figura 1:
4.2.2 - A ponte deverá ter, em seu centro, pelo menos 25 cm de extensão plana, para que possam ser apoiados os pesos no momento do rompimento.
4.2.3 - Não será admitida a utilização das faces verticais da torre metálica como pontos de apoio da ponte (ver figura 02).

Figura 03 – Esquema dos apoios.

4.2.4 - A altura máxima da ponte, medida verticalmente desde seu ponto mais baixo até seu ponto mais alto, não deverá ultrapassar 30 cm.
4.2.5 - A ponte deverá ter uma largura mínima de 5 cm e máxima de 25 cm, ao longo de todo seu comprimento.
4.2.6 - A ponte deverá ser indivisível, de tal forma que partes móveis ou encaixáveis não serão admitidas.
4.2.7 - A ponte não poderá receber nenhum tipo de revestimento ou pintura exceto a cola.
4.2.8 - A carga de colapso deve ser entregue por escrito nos relatórios

5) ETAPAS DE ENSAIO

5.1 - A ordem da realização dos testes de carga das pontes corresponderá, conforme o sorteio.
5.2 - Grupo indicará um de seus membros para a realização do teste de carga de sua ponte.
5.3 - A carga inicial a ser aplicada será de 20 kg. Se após 20 segundos de ter aplicado a carga, a ponte não apresentar danos estruturais, será considerado que a ponte passou no teste de carga mínima, e ela estará habilitada para participar do teste da carga de colapso.
5.4 - Se a ponte passou no teste da carga mínima, as cargas posteriores serão aplicadas em incrementos definidos pela comissão organizadora posteriormente. Será exigido um mínimo de 10 segundos entre cada aplicação de incremento de carga.
5.5 - Será considerado que a ponte atingiu o colapso se ela apresentar severos danos estruturais menos de 10 segundos após a aplicação do incremento de carga. A carga de capacidade portante oficial da ponte será a última carga que a ponte foi capaz de suportar durante um período de 10 segundos, sem que ocorressem severos danos estruturais.
5.6 - Caso ocorra o tombamento ou qualquer situação de instabilidade, a comissão julgadora poderá interromper o ensaio, considerando a última carga para a avaliação da capacidade portante;
5.7 - Após o colapso de cada ponte, os restos da ponte testada poderão ser examinados por membros da comissão de fiscalização do concurso, para verificar se na sua construção foram utilizados apenas os materiais permitidos. Caso seja constatada a utilização de materiais não permitidos, a ponte estará desclassificada.


6) PONTUAÇÃO FINAL

6.1 - A pontuação final, que elegerá o time campeão, será determinada pela ponte que suportar a Máxima carga registrada no ensaio de carregamento e que estiverem de acordo com o item 4.
6.2 - O valor da pontuação final será apresentado com precisão de duas casas decimais.
6.3* – Se o peso-próprio da ponte for  superior a 800 g, a equipe será punida a cada 50 g adicionais com perda de  10% de sua pontuação total.
 6.4 No caso de um empate entre equipes, o desempate será com a equipe que chegar mais próximo da  carga de colapso, projetada pela equipe .

7) COMISSÃO ORGANIZADORA

A comissão organizadora será formada por membros do CEENC , escolhidos por terem participado das edições anteriores do Ibracon . Os membros desta comissão serão divulgados durante a 1º Olimpíada Multidisciplinar de Engenharia 2013 e serão os responsáveis por avaliar o cumprimento às regras do concurso e pela divulgação dos resultados, sendo suas decisões inapeláveis.
Dúvidas e esclarecimentos poderão ser encaminhados ao fórum do Comitê de Atividades Estudantis – APO por mensagem aos coordenadores do CEENC pelo e-mail ceen.ucp@gmail.com








ANEXO 1
TERMO DE RESPONSABILIDADE


AO
Comitê Estudantil de Engenharia Civil
REF.: 1º Olimpíada Multidisciplinar de Engenharia

TERMO DE RESPONSABILIDADE

Eu,....................................... (Nome do Responsável),...........................,( RGU )
.............................(Nome da equipe), este Termo de Responsabilidade sob o qual declaro que a Ponte de Palito de Picolé, inscrita no 1º Olimpíada Multidisciplinar de Engenharia - Ponte de Palito de Picolé esta em conformidade com o regulamento do mesmo, com relação a todos seus itens.
Atesto que todos os alunos inscritos na equipe são estudantes de graduação.
Declaro, ainda, estar ciente de que qualquer não observação aos itens acima, desclassificará a equipe e impedirá a participação dos seus membros no próximo concurso técnico.
.........................................................., ......... de ......................... de 2013.
(Nome completo e assinatura do proponente Responsável e demais participantes)


Nenhum comentário:

Postar um comentário