sábado, 16 de março de 2013

REGULAMENTO HPCC

                                                                    REGULAMENTO
                                  1º Olimpíada Multidisciplinar de Engenharia HIGH PERFORMANCE COLOR CONCRETE HPCC 2013






1 – OBJETIVO
Moldar um corpo-de-prova com concreto de alto desempenho colorido, com dimensões pré-estabelecidas que seja capaz de atingir altas resistências no ensaio à compressão axial. Este concurso pretende testar a habilidade dos competidores na produção de concreto resistente e colorido.

2 – PARTICIPAÇÃO

2.1 – Pode constituir uma equipe qualquer estudante dos cursos de arquitetura, engenharia civil ou tecnologia, desde que regularmente matriculado em uma das instituições de ensino superior participantes da Olimpíada.
2.2 –  limitação quanto ao número de participantes em cada equipe de Maximo de 4 componentes.
2.3 – Não será permitida a participação de qualquer membro em mais de uma equipe.
2.4 –Obrigatoriamente um integrante da equipe participante deverá ser responsável pela equipe. Ele será responsável em assegurar a conformidade da equipe com as regras estabelecidas no presente regulamento e deve assinar o Termo de Responsabilidade (anexo 1) para participação na competição. O Termo de Responsabilidade deve ser entregue junto ao Relatório Técnico (anexo 2) e, a não observação a qualquer item relacionado neste regulamento, consiste em critério de desclassificação da equipe participante, independente do resultado alcançado durante a competição.
2.5 – Serão permitidos no máximo dois corpos-de-prova do HPCC por Equipe.

3 – INSCRIÇÃO DAS EQUIPES E ENTREGA DOS CORPOS-DE-PROVA

3.1 – As inscrições deverão ser realizadas previamente no site www.ucp.br ou diretamente no laboratório, até o dia 16 e setembro de 2013. O modelo de Ficha de Inscrição encontra-se no Anexo.
3.2 - No ato da inscrição prévia do corpo-de-prova, cada equipe deverá encaminhar o Relatório Técnico, juntamente com o Termo de Responsabilidade.
3.3 – Somente será aceito o corpo-de-prova que estiver em conformidade com os itens 4.1 e 5.1 deste regulamento.
3.4 – No ato da entrega do corpo-de-prova, que ocorrerá no dia 20 de setembro de 2013 até as 18:00 horas, será fornecida a cada equipe participante uma ficha de confirmação da participação no evento.
3.5 - Não será aceito ou ensaiado corpo-de-prova encaminhado por terceiros.

                         



4 – CONFECÇÃO DO CORPO-DE-PROVA

4.1 - MATERIAIS E ACABAMENTOS
4.1.1 – Para confecção do corpo-de-prova, poderá ser usado qualquer tipo de cimento Portland normatizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou cimento importado, desde que declarado o fabricante, a classe ou tipo e procedência.
4.1.2 – É permitido o uso de adições minerais como escórias, metacaulim, pozolanas e sílica ativa.
4.1.3 – É vedado o uso de colas orgânicas de qualquer natureza. Amostras do concreto dos primeiros classificados poderão passar por muflas de altas temperaturas para verificar a perda de massa.
4.1.4 – Qualquer tipo de agregado de natureza pétrea pode ser utilizado para a confecção dos corpos-de-prova. É vedado o uso de agregados de outras origens (metálicos, industrializados etc) com exceção da argila expandida, vermiculita ou pérolas de isopor.
4.1.5 - Não será permitido o uso de qualquer tipo de fibras, nem as minerais do tipo wolastonita ou amianto, nem vegetais, metálicas, polietileno ou polipropileno.
4.1.6 – Aditivos químicos como plastificantes, superplastificantes, retardadores de pega, estabilizadores de hidratação ou incorporadores de ar poderão ser usados.
4.1.7 – A cura poderá ser úmida ou outro processo conveniente, em temperatura ambiente ou termo controlada, desde que descrita no Relatório Técnico.
4.1.8 – Os procedimentos laboratoriais deverão seguir as recomendações de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas quando pertinente.
4.1.9 – Não é permitido que o corpo-de-prova de HPCC seja pintado ou lixado para melhorar a estética ou por quaisquer outras razões. Não será permitida a colocação do nome da equipe pertence para não influir na estética.
4.1.10 – Não será aceito corpo-de-prova com coloração próxima ou similar ao concreto convencional cinza, concreto branco ou escuro.
4.1.11 – O corpo-de-prova deverá ser homogêneo e com a mesma composição em
toda sua massa. É proibida a presença de núcleos especiais na confecção da amostra.
4.1.12 – O corpo-de-prova deverá estar preparado e pronto, inclusive com topos polidos, para o ensaio de resistência à compressão axial
4.1.13 – O critério para pontuação de coloração obedecerá à posição do corpo-de-prova dentro de gradiente de cores com todos os corpos-de-prova concorrentes, conforme descrição no item 5 deste regulamento.

5 – ETAPAS DE ENSAIO
A realização do ensaio consiste em três etapas, uma primeira etapa no qual será medida a dimensão, avaliada a massa e a sua coloração (tonalidade); uma segunda etapa, no qual a resistência à compressão será avaliada e uma terceira etapa em que a amostra será observada internamente após a ruptura.



5.1 – DIMENSÃO, MASSA E COLORAÇÃO
Serão ensaiados os corpos-de-prova com dimensões de 50 mm de diâmetro por 100 mm de altura. O corpo-de-prova de HPCC que não atender a relação h=2d (altura = 2 x diâmetro) será desclassificado. A tolerância nas medidas será de 2% (dois por cento).
A massa do corpo-de-prova será registrada.

Será atribuído um coeficiente de acordo com o gradiente da cor do concreto:


Concreto Coeficiente de cor  
Concreto a: Coloração mais viva ou mais intensa 1,00  
Concreto b: Coloração menos intensa que o precedente 0,90  
Concreto c: Coloração menos intensa que o precedente 0,80  
Concreto d: Coloração menos intensa que os demais 0,70

Os corpos-de-prova concorrentes estarão dispostos pela Comissão Organizadora à vista dos presentes, em uma mesa de fundo branco onde, depois de posicionados conforme gradiente de coloração, receberão os respectivos coeficientes. A avaliação para disposição dos corpos-de-prova em gradiente de tonalidades será visual e por consenso entre os membros da Comissão Organizadora.
Pode ocorrer que determinada coloração não atinja o coeficiente máximo atingido por outras cores , no caso deste corpo de prova ser o único com determinada coloração .
Após a aptidão nas etapas anteriores, o corpo-de-prova de HPCC será rompido por compressão axial, onde será registrada a máxima carga de ruptura em Kgf e MPa.

5.2 – ANÁLISE INTERNA DA AMOSTRA
Os corpos-de-prova receberão uma primeira análise visual quanto à presença de materiais não permitidos neste regulamento.

5.3 – CÁLCULO DA PONTUAÇÃO
A Pontuação Final da equipe será determinada por:
PF = carga de ruptura em MPa x coeficiente de cor

5.4 – CLASSIFICAÇÃO FINAL
A classificação começará com as melhores equipes até que todas estejam classificadas. A classificação prosseguirá na seqüência com as segundas melhores equipes.

5.4 – CRITÉRIO DE DESEMPATE
No caso de um empate entre equipes com a mesma carga de ruptura e mesmo coeficiente de cor, será considerado vencedor o HPCC com a menor massa, a massa do corpo-de-prova durante a realização do evento será do conhecimento apenas da equipe e da Comissão Organizadora.


 
6) COMISSÃO ORGANIZADORA
A comissão organizadora será formada por membros do CEENC , escolhidos por terem participado das edições anteriores do ibracon. Os membros desta comissão serão divulgados durante a 1º Olimpíada Multidisciplinar de Engenharia 2013 e serão os responsáveis por avaliar o cumprimento às regras do concurso e pela divulgação os resultados, sendo suas decisões inapeláveis.
Dúvidas e esclarecimentos poderão ser encaminhados ao fórum do Comitê de Atividades Estudantis – APO por mensagem aos  coordenadores do CEENC pelo e-mail ceen.ucp@gmail.com
ANEXO 1
TERMO DE RESPONSABILIDADE
AO
Comitê Estudantil de Engenharia Civil
REF.: 1º Olimpíada Multidisciplinar de Engenharia

TERMO DE RESPONSABILIDADE
Eu,................................................ (Nome do Responsável) ........................................,(RGU)
............(Nome da equipe)............, este Termo de Responsabilidade sob o qual declaro que o HPCC inscrito no 1º Olimpíada Multidisciplinar de Engenharia - HPCC esta em conformidade com o regulamento do mesmo, com relação a todos seus itens.
Atesto que todos os alunos inscritos na equipe são estudantes de graduação.
Declaro, ainda, estar ciente de que qualquer não observação aos itens acima, desclassificará a equipe e impedirá a participação dos seus membros no próximo concurso técnico.
.........................................................., ......... de ......................... de 2013.
(Nome completo e assinatura do proponente Responsável e demais participantes)



 
ANEXO 2

RELATÓRIO TÉCNICO

RELATÓRIO TÉCNICO
Nome da Instituição/Universidade/Faculdade:

Nenhum comentário:

Postar um comentário