sábado, 16 de março de 2013

REGULAMENTO CONCREBOL - CEENC

REGULAMENTO da 1º Olimpíada Multidisciplinar de Engenharia CONCREBOL 2013

1) OBJETIVO
Construir uma esfera (bola) de concreto simples, com dimensões pré-estabelecidas, que seja capaz de rolar em uma trajetória retilínea. Este concurso pretende testar a habilidade dos competidores no desenvolvimento de um método construtivo e produção de concreto com parâmetros de resistência determinados.

2) PARTICIPAÇÃO

2.1 – Pode constituir uma equipe, qualquer estudante de arquitetura, engenharia ou tecnologia, de qualquer Período, desde que matriculado na Universidade Católica de Petrópolis.
2.2 – Limitação quanto ao número de participantes em cada equipe de Maximo de 4 componentes.
2.3 – Não será permitida a participação de qualquer membro em mais de uma equipe.
2.4 –Obrigatoriamente um integrante da equipe participante deverá ser responsável pela equipe. Ele será responsável em assegurar a conformidade da equipe com as regras estabelecidas no presente regulamento e deve assinar o Termo de Responsabilidade (anexo 1) para participação na competição. O Termo de Responsabilidade deve ser entregue junto ao Relatório Técnico (anexo 2) e, a não observação a qualquer item relacionado neste regulamento, consiste em critério de desclassificação da equipe participante, independente do resultado alcançado durante a competição.
2.5 Serão permitidas no máximo 02 (duas) bolas por equipe.


3) INSCRIÇÃO DAS EQUIPES E ENTREGA DAS BOLAS
3.1 - As inscrições deverão ser realizadas previamente pelo e-mail ceenc.ucp@gmail.com ou diretamente no laboratório, até o dia 20 de maio de 2013. O modelo de Ficha de Inscrição encontra-se no Anexo.
3.2 - Somente serão aceitos os aparatos que estiverem em conformidade com os itens 4.1 e 4.2 deste regulamento.
3.3 - No ato da entrega do aparato, que ocorrerá no dia 13 de agosto até as 18:00 horas, será fornecida a cada equipe participante uma ficha de confirmação da participação no evento.
3.4 - Não será ensaiado Bolas encaminhado por terceiros.


4) CONFECÇÃO DA BOLA
4.1 - MATERIAIS E ACABAMENTOS
4.1.1 – Para confecção da bola, poderá ser usado qualquer tipo de cimento Portland normatizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou cimento importado, desde que declarado o fabricante, a classe ou tipo e procedência.
4.1.2 – É permitido o uso de adições minerais como escórias, metacaulim, pozolanas e sílica ativa.
4.1.3 – É vedado o uso de colas orgânicas de qualquer natureza. Amostras do concreto dos primeiros classificados poderão passar por muflas de altas temperaturas para verificar a perda de massa.
4.1.4 – Qualquer tipo de agregado de natureza pétrea pode ser utilizado para a confecção da bola. É vedado o uso de agregados de outras origens (metálicos, industrializados etc) com exceção da argila expandida, vermiculita ou pérolas de isopor.
4.1.5 – Não será permitido o uso de qualquer tipo de fibras, nem as minerais do tipo wolastonita ou amianto, nem vegetais, metálicas, polietileno ou polipropileno.
4.1.6 – Aditivos químicos como plastificantes, superplastificantes, retardadores de pega, estabilizadores de hidratação ou incorporadores de ar poderão ser usados.
4.1.7 – A cura poderá ser úmida ou outro processo conveniente, em temperatura ambiente ou termo controlada, desde que descrita no Relatório Técnico.
4.1.8 – Os procedimentos laboratoriais deverão seguir as recomendações de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas quando pertinente.
4.1.9 – Não é permitido que a bola seja pintada ou lixada para melhorar a estética ou por quaisquer outras razões. Será permitido identificar a bola com a colocação do logotipo ou o nome da instituição a qual o time pertence.
4.1.10 – A bola deverá ser homogênea, com a mesma composição em toda a sua massa. É proibida a presença de núcleos especiais na confecção da bola.

5) ETAPAS DE ENSAIO
A realização do ensaio consiste em quatro etapas, sendo que a cada fase será atribuída uma pontuação, conforme o desempenho da bola de cada equipe. A bola passará por três medidas de diâmetro (etapa 1), terá sua massa determinada (etapa 2), será avaliada pela capacidade de rolar segundo uma trajetória retilínea quando impulsionada por um pêndulo (etapa 3) e terá a resistência do concreto determinada por meio da ruptura das bolas por compressão (etapa 4).
5.1 – DIMENSÕES E MASSA
Será ensaiada a bola de concreto que tiver diâmetro entre duzentos e sete milímetros e duzentos e quarenta milímetros (207 mm ≤ diâmetro ≤ 240 mm). O valor do diâmetro corresponde à média das determinações, tomadas segundo os três planos ortogonais.
O diâmetro médio receberá coeficientes (C1) de acordo com as seguintes faixas:

Diâmetro Médio, entre: Coeficiente (C1)
207 a 216 mm 0,70
217 a 223 mm 1,00
224 a 240 mm 0,70

Obs.: Não haverá tolerância adicional nessas dimensões.
À massa da bola será atribuído um coeficiente de massa (C2):
Massa Coeficiente (C2)

M ≤ 8,000 Kg 1,00
8,001 Kg ≤ M ≤ 9,000 Kg 0,90
9,001 Kg ≤ M ≤ 10,000 Kg 0,80
10,001 Kg ≤ M ≤ 11,000 Kg 0,70
11,001 Kg ≤ M ≤ 12,000 Kg 0,60
M ≥ 12,001 Kg 0,50
Sendo M o valor da massa em quilogramas com precisão de três casas decimais

5.2 - ENSAIO:
5.2.1 – EQUIPAMENTO DE IMPULSO
Com o objetivo de proporcionar um mesmo impulso às bolas, será utilizado um equipamento para impulso que consiste num pêndulo de 20 kg de massa com braço de alavanca de 80 cm, liberado segundo um ângulo de 37° (trinta e sete graus).
5.2.2 – TESTE DE UNIFORMIDADE
Para testar a uniformidade da esfera e sua capacidade de rolar segundo uma trajetória retilínea, a bola de concreto será posicionada sobre a marca do pênalti, e um impacto proveniente do equipamento de impulso proporcionará o movimento da bola em direção a um gol (com dimensões de 40 x 35 cm), posicionado a 4 metros de distância da marca de saída da bola, numa pista plana. A Figura 2 esclarece as dimensões da pista e do gol, bem com seu alinhamento segundo o eixo do ponto de impacto da bola. Para cada bola, a equipe terá apenas uma chance para tentar marcar o gol, sendo que ao sucesso ou não do chute, será atribuído um coeficiente (C3), que fará parte da pontuação final, para eleger o time campeão. Os coeficientes serão atribuídos da seguinte forma:
Evento Coeficiente (C3)
O chute é convertido em gol: 1,00
O chute não é convertido em gol: 0,70
A distância entre a marca do pênalti e a linha do gol, assim como as dimensões do aparelho e do gol são mostradas na Figura abaixo. Será considerado gol quando mais da metade da bola ultrapassar a linha do gol.
Cada equipe deverá indicar um componente para ser o Capitão. O Capitão é o responsável pelo posicionamento da bola na marca do pênalti.

5.2.3 – TESTE DE RESISTÊNCIA MECÂNICA
Após a realização da terceira etapa (Teste de Uniformidade), a bola será rompida por compressão, onde será registrada a máxima carga de ruptura (Kgf), com precisão de três casas decimais.

5.3 – PONTUAÇÃO FINAL
A pontuação final, que elegerá o time campeão, será determinada da seguinte forma:
PF = * (C1)*(C2) *(C3)
Onde:
PF Pontuação Final
F Máxima força registrada no ensaio de compressão da bola (em kgf)
r Raio da bola, calculado segundo o diâmetro determinado conforme 5.1
C1 Coeficiente de dimensão
C2 Coeficiente de massa
C3 Coeficiente de uniformidade


O valor da pontuação final será apresentado com precisão de duas casas decimais.
5.4 – CLASSIFICAÇÃO FINAL
A classificação começará com as melhores equipes até que todas estejam classificadas. A classificação prosseguirá na seqüência com as segundas melhores equipes.

5.5 – CRITÉRIO DE DESEMPATE
Caso haja empate na pontuação final, o time campeão será aquele que apresentar a bola com menor massa, durante a realização do evento, será do conhecimento apenas da equipe e da Comissão Organizadora.

7) COMISSÃO ORGANIZADORA
A comissão organizadora será formada por membros do CEENC escolhidos por terem participado das edições anteriores do ibracon. Os membros desta comissão serão divulgados durante a 1º Olimpíada Multidisciplinar de Engenharia 2013 e serão os responsáveis por avaliar o cumprimento às regras do concurso e pela divulgação os resultados, sendo suas decisões inapeláveis.
Dúvidas e esclarecimentos poderão ser encaminhados ao fórum do Comitê de Atividades Estudantis – Concrebol por mensagem aos  coordenadores do CEENC pelo e-mail ceen.ucp@gmail.com



ANEXO 1
TERMO DE RESPONSABILIDADE
AO
Comitê Estudantil de Engenharia Civil
REF.: 1º Olimpíada Multidisciplinar de Engenharia

TERMO DE RESPONSABILIDADE

Eu,................................................ (Nome do Responsável) ........................................,(RGU)
............(Nome da equipe)............, este Termo de Responsabilidade sob o qual declaro que o Concrebol  inscrito no 1º Olimpíada Multidisciplinar de Engenharia - Concrebol está em conformidade com o regulamento do mesmo, com relação a todos seus itens.
Atesto que todos os alunos inscritos na equipe são estudantes de graduação.
Declaro, ainda, estar ciente de que qualquer não observação aos itens acima, desclassificará a equipe e impedirá a participação dos seus membros no próximo concurso técnico.
.........................................................., ......... de ......................... de 2013.
(Nome completo e assinatura do proponente Responsável e demais participantes)




  
ANEXO 2

RELATÓRIO TÉCNICO

RELATÓRIO TÉCNICO
Nome da Instituição/Universidade/Faculdade:



Nenhum comentário:

Postar um comentário